terça-feira, 18 de setembro de 2012

Professor da UFS é premiado por 25 anos de pesquisas em baixo d’água



Entre os dias 14 e 19 de agosto foi realizado, em Jundiaí (SP), o 16º. Encontro Anual de Mergulhadores, organizado pela NAUI Mercosul (National Association of Underwater Instructors). No evento, que teve como tema principal a segurança no mergulho, o professor Gilson Rambelli, do Núcleo de Arqueologia da Universidade Federal Sergipe (UFS), recebeu um prêmio por completar 25 anos como mergulhador.
No ano de 1987 não começou apenas a carreira de Rambelli como mergulhador, mas também a Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Brasil. Rambelli foi o primeiro arqueólogo brasileiro que aprendeu a mergulhar para fazer Arqueologia Subaquática.
Quando se fala em arqueologia é comum pensar imediatamente nas pesquisas feitas em superfície. Porém, cerca de 70% do planeta Terra é composto por água, e nessas águas estão localizados inúmeros sítios arqueológicos. São considerados sítios em ambientes aquáticos todos aqueles testemunhos de atividades humanas que estão localizados nos mares, oceanos, rios e lagos, ou em qualquer ambiente alagado.
A área da arqueologia que estuda esse tipo de sítio é conhecida como Arqueologia de Ambientes Aquáticos, que nada mais é, do que uma adaptação dos métodos e técnicas da Arqueologia para esse ambiente. Nesse caso, um arqueólogo mergulhador faz a pesquisa de campo submerso.
Esse ramo da disciplina é muito importante para preservar, documentar e estudar o patrimônio cultural que se encontra em baixo d’água, como navios naufragados ou sítios que no passado estavam em superfície, mas com a variação do nível do mar foram alagados.
Atualmente a UFS é a única universidade brasileira com um laboratório para pesquisas em baixo d’àgua, o Laboratório de Arqueologia para Ambientes Aquáticos, que atende tanto o Núcleo de Arqueologia quanto o Programa de Pós-Graduação em Arqueologia e tem o reconhecimento e a chancela da Unesco.
Gilson Rambelli possui especialização em Arqueologia Subaquática na França, doutorado em Arqueologia pela Universidade São Paulo (USP) e pós-doutorado em Arqueologia Subaquática pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é Professor Adjunto do Núcleo de Arqueologia da Universidade Federal de Sergipe; Membro efetivo do International Committee on Underwater Cultural Heritage / Internacional Council of Monuments and Sites (ICUCH / ICOMOS) e Presidente da Sociedade de Arqueologia Brasileira.

Comunicação do Laboratório de Arqueologia de Ambientes Aquáticos


Nenhum comentário:

Postar um comentário