sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Capes aprova doutorado em Arqueologia na UFS


Curso será ministrado no campus de Laranjeiras
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulgou ontem, 19, a aprovação do curso de doutorado em Arqueologia do campus de Laranjeiras da Universidade Federal de Sergipe. Este é o quarto doutorado do Brasil na área, segundo o responsável pela elaboração do projeto, professor Gilson Rambelli. O curso terá as Arqueologias Histórica e Pré-Histórica como linhas de pesquisa.

“Essa aprovação coloca a UFS em posição de destaque no cenário nacional, e é a continuação do nosso bom resultado no mestrado, que havia sido aprovado pela Capes já com conceito 4, diferente da maioria dos cursos de mestrado, que são aprovados inicialmente com o conceito 3. Isso foi o que abriu as portas para o doutorado antes da conclusão da primeira turma de mestrado”, explica Gilson, que está na direção interina do campus de Laranjeiras.

De acordo com ele, a previsão de lançamento de edital será para o próximo ano (provavelmente em março, quando começa o período letivo da pós-graduação). O curso contará com nove professores e será aberto para os estudantes de Arqueologia e áreas afins.

A coordenação dos cursos de pós-graduação em Arqueologia da UFS ficará a cargo de Olívia Alexandre de Carvalho.

Histórico

O bacharelado em Arqueologia formou sua primeira turma no final de 2010, e recebeu conceito 5 do MEC. Já omestrado do Programa de Pós-Graduação em Arqueologia foi criado em 2010 com conceito 4 da Capes. Segundo apágina ofical do curso, esse foi o segundo mestrado acadêmico da área no Nordeste, o quarto do Brasil, além derepresentar o primeiro programa de pós stricto sensu do interior de Sergipe.

As pesquisas são desenvolvidas em Xingó, na bacia do rio São Francisco, e possibilitam a formação de discentes emáreas ainda pouco representadas no país, como a Zooarqueologia, Arqueologia Pública, Arqueologia de AmbientesAquáticos (Subaquática, Náutica e Marítima) e a Musealização do Patrimônio Arqueológico.

Ascom
comunica@ufs.br

Fonte: http://www.ufs.br/conteudo/capes-aprova-doutorado-arqueologia-ufs-9016.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário